sábado, 13 de junho de 2009

Referências bibliográficas básicas da temática indígena:

Livros e teses

NASCIMENTO, Adir Casaro. Escola indígena: Palco das diferenças. Campo Grande: UCDB, 2004.

CICCARONE, Celeste. Drama e sensibilidade: migração, xamanismo e mulheres Mbya Guarani. 2001.Tese de Doutorado. Programa de Estudos de Pós-graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CUNHA, Manuela C. Antropologia do Brasil. Mito, história e etnicidade. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

____. História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GRUPIONI, Luís D. B. Índios no Brasil. São Paulo: Global, 2005.

GRUPIONI, Luís D. B. Como tratar a temática indígena na sala de aula? Disponível em: <http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2004/epi/tetxt5.htm>. Acesso em: 10 abril de 2006.

LOUREIRO, Klitia. O processo de modernização autoritária da agricultura no Espírito Santo: os índios Tupinikim e Guarani Mbya e a empresa Aracruz Celulose S/A.(1967-1983). 2006. Dissertação de Mestrado. Programa de História Social das Relações políticas. UFES, Vitória, 2006.

MARFAN, Marilda Almeida (org). Congresso brasileiro de qualidade na educação: formação de professores: educação indígena. Brasília: MEC/SEF, 2002, v.4, p.72-77.

MARCATO, Sônia de Almeida. Funai. Remanescentes indígenas do Leste Brasileiro. Brasília, 7 de maio de 1980a.

______ Funai. Da indianidade dos Tupinikim (Índios do litoral do Espírito Santo). Brasília, 13 de junho 1980b.

PALADINO, Mariana. Educação escolar indígena no Brasil contemporâneo: entre a “revitalização cultural” e a desintegração do modo de ser tradicional. Dissertação de mestrado. Programa de Estudos de Pós-graduação em Antropologia Social, Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.
SILVA, Aracy L. GRUPIONI, Luís D. B. (orgs). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. 4 ed. São Paulo: Global, Brasília: MEC/MARI, UNESCO, 2004.

SILVA, Aracy L. FERREIRA, Mariana K. Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. 2 ed. São Paulo: Global,2001.

____FERREIRA, Mariana K. L. (orgs). Práticas pedagógicas na escola indígena. São Paulo: Global, 2001.

____ et alli (orgs). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002.


Sites de pesquisa para consulta a material de apoio sobre a temática indígena:

http://temaindigena.blogspot.com/

CTI ( Centro de Trabalho indigenista): http://www.trabalhoindigenista.org.br/
ISA( Instituto socioambiental): http://www.socioambiental.org.br/
ABA(Associação brasileira de antropologia): http://www.abant.org.br/
CIMI(Conselho indigenista missionário): http://www.cimi.org.br/
FUNAI(Fundação nacional do índio): http://www.funai.gov.br/
MEC (Ministério da educação): http://www.mec.gov.br/
Museu Emílio Goeldi (Pará): http://www.museu-goeldi.br/
Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/
Museu Nacional do Rio de Janeiro: http://www.museunacional.ufrj.br/
NEPPI: Núcleo de pesquisas indígenas do Mato Grosso do Sul: http://www.neppi.org/
Paulo Borges e guarani: http://www.djweb.com.br/
Grupo de história indígena de John Monteiro: www.ifch.unicamp.br/ihb

Bibliotecas virtuais

Domínio público: http://www.dominiopublico.gov.br/
Biblioteca nacional: http://www.bn.br/
Biblioteca virtual da Unicamp: http://libdigi.unicamp.br/
Scielo: http://www.scielo.br/
Bibliotecas virtuais( endereços):http://www.cgi.br/gt/gtbv/gtbv.htm
Biblioteca virtual da PUC-SP:http://biblio.pucsp.br/
Períódicos Capes: http://periodicos.capes.gov.br/

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